Batatais é a segunda cidade que mais consome energia na região de Franca

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região administrativa de Franca foram responsáveis pelo consumo de 1,5% da energia utilizada no Estado em 2015, o que representa 639 mil toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de Franca foi a que mais consumiu energia na região, respondendo por 33,7% do total. Os insumos mais utilizados foram derivados de petróleo, energia elétrica e etanol. Em segundo lugar aparece Batatais com 9%, seguida por São Joaquim da Barra com 7,6% do total consumido na região.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 1,6 terawatts (TW), sendo 618 gigawatts (GW) para as residências, 427 GW para a indústria e 283 GW para o setor comercial.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2015 foram: 285 milhões de litros de óleo diesel, 224 milhões de litros de etanol e 136 milhões de gasolina.

“A região de Franca foi uma das poucas áreas do estado a registrar aumento no consumo de energia em 2015. O crescimento de 2,2% se deve principalmente ao etanol, que ampliou em 23% a utilização do energético”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Regiões

A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2015, consumindo 39,7% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,4%), Sorocaba (6,6%), São José dos Campos (6%), Santos (4,4%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (3%), Central (2,5%), Marília e Bauru (2,3%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,5%), Itapeva (1,2%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

Estado

Em 2015, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 44 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo. Para informações completas sobre o consumo e a produção de energia do Estado, acesse o Balanço Energético na área de Dados Energéticos na página da Secretaria de Energia e Mineração: www.energia.sp.gov.br

Sobre o Anuário

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na home Page do site da Secretaria de Energia e Mineração. O pdf com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br

COMPARTILHAR