Com pouca divulgação, Campanha de Vacinação contra Gripe é um ‘fiasco’ em Batatais

Segundo dados parciais das metas da Campanha de Vacinação contra Gripe, divulgados nesta terça-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde de Batatais, das mais de 14,5 mil doses disponíveis para o município, foram aplicadas até agora 1.725 doses, computando todos os grupos de pessoas que deveriam ser vacinadas. Esse total equivale a pouco mais de 10% da cobertura municipal da vacina.

A meta este ano em Batatais é vacinar pelo menos 80% do público alvo.

Preocupados com a pouca adesão dos batataenses a reportagem da BTS falou com alguns munícipes, e tentou saber os motivos da não adesão, constatamos que a maioria dos batataenses não estão sabendo que a cidade está realizando a campanha.

A aposentada Maria Aparecida da Silvia, relatou, “Eu não estava sabendo desta campanha, hoje mesmo vou procurar um ‘postinho’ de saúde e me informar”, já a estudante Cinthia Gomes nos informou que viu algo sobre a campanha na internet, mas, não teve muitos detalhes, “Eu vi alguma coisa sobre está campanha no facebook, porém, achei que fosse algo em outra cidade”.

A falta de divulgação das ações da secretaria e a falta de informações da população pode ser a principal causa da pouca adesão da população.

A secretaria de Saúde informou que “Devido não termos atingido a meta vacinal em cada faixa, a vacina ainda não poderá ser liberada a população geral. Convocamos a população que se encaixa no público alvo da vacina, que procurem as salas de vacina mais próxima de sua casa das 08h30 as 16h00 para receberem a proteção contra gripe”.

Lembrando que o publico alvo da campanha de vacinação é para os idosos, crianças menores de 5 anos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, além de portadores de doenças crônicas. Para as pessoas que se encaixam neste público é de suma importância comparecer nos pontos de vacinação em toda a cidade munidos do cartão SUS e da Carteira de vacina.

COMPARTILHAR