Dia Mundial da Voz: Fonoaudiólogas da APAE Batatais orientam sobre cuidados

Comemorado nesta segunda-feira (16), o “Dia Mundial da Voz” e para celebrar a data a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia criou o ‘Seja amigo da sua voz!’.

A data, que é comemorada desde 1999, tem como principal objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização sobre o diagnóstico precoce de doenças.

A fala é o principal meio de comunicação humana, por isso, o cuidado se faz tão importante, principalmente, para os profissionais da voz como radialistas, professores, cantores, atendentes de telemarketing e locutores. De acordo com a fonoaudióloga da APAE Batatais, Nádia Orsi, esse grupo é o mais acometido por problemas relacionados à voz, pelo seu uso excessivo. “As doenças mais comuns são as disfonias (rouquidão persistente) que podem ser causadas por abuso vocal, nódulos, pólipos, edemas, infecções, laringite e câncer”, esclarece Nádia.

A também fonoaudióloga Thaís Bonicenha alerta para a importância do diagnóstico precoce. Segundo a profissional, ignorar o aparecimento de alterações na voz pode causar danos irreversíveis. “Essa negligência pode causar lesões nas pregas vocais. O mais importante é a prevenção. Ao notar qualquer anormalidade a pessoa deve procurar um médico otorrino e um fonoaudiólogo que realizarão as intervenções necessárias a fim de evitar tais agravos”, orienta Thaís.

Dicas para cuidar da sua voz:

– Hidrate-se com água em temperatura ambiente durante todas as situações que for utilizar a voz.
– Mantenha o volume normal da voz e articule bem as palavras.
– Evite falar em ambiente ruidoso.
– Evite falar excessivamente.
– Evite falar excessivamente durante a prática de exercícios físicos, quando gripado ou em crises alérgicas.
– Evite cantar ou ministrar palestras por longo período sem prévio aquecimento.
– Evite pigarrear.
– Não fumar.
– Não beber.
– Não gritar.
– Para todos os profissionais que têm a voz como instrumento de trabalho, é recomendado, antes do uso desta, evitar alimentos muito gordurosos; leite e seus derivados; achocolatados; café e, principalmente, o hábito de fumar. Estes alimentos e o fumo têm a propriedade de aumentar a quantidade de muco na prega vocal, podendo provocar pigarro, dificultando a produção da voz.
– Procure sempre a ajuda profissional.

COMPARTILHAR