Eleitores de Batatais e Brodowski devem procurar o Cartório Eleitoral para fazer o Cadastramento Biométrico

Fonte: Vergilio Oliveira – Assessoria de Imprensa ACE Batatais

O Cartório Eleitoral de Batatais informa que os eleitores do município devem procurar a unidade para fazer o cadastramento biométrico enquanto ainda não foi estipulado um prazo final para o procedimento pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Os atendimentos são realizados mediante agendamento pelo site do TRE.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está implementando gradativamente o cadastramento biométrico obrigatório, mas desde outubro de 2015 a biometria está disponível em todos os cartórios eleitorais do Estado de forma opcional. Até o momento, mais de 6,5 milhões de paulistas (20% do total) possuem a identificação biométrica e eleitores de 15 municípios já são identificados pelas digitais nas eleições.

De acordo com informações do Cartório Eleitoral de Batatais, a procura pelo cadastramento biométrico na unidade está baixo. A unidade atende dois municípios (Batatais e Brodowski) e juntos possuem cerca de 60 mil eleitores, e quem deixar para a última hora poderá enfrentar grandes filas. Para quem se antecipar, o procedimento é feito de forma tranquila.

Segundo o TRE, a biometria é uma tecnologia que confere maior segurança à votação, pois a identificação do eleitor por meio das impressões digitais impede que uma pessoa se passe por outra ao votar.

Como o agendamento é obrigatório, o eleitor deve comparecer ao cartório no horário marcado. O atendimento leva, em média, 15 minutos. Com um documento oficial, comprovante de endereço recente em nome do eleitor e título eleitoral (caso tenha) em mãos, o funcionário do cartório preenche o cadastro do eleitor no computador ou atualiza os dados fornecidos anteriormente. Depois disso o eleitor faz sua assinatura digital, é fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidas. O novo título é entregue na hora e vem com a informação “Identificação Biométrica” impressa. A foto não é impressa no título, e aparece apenas no terminal do mesário.

Serviço – O agendamento para fazer o cadastramento biométrico pode ser feito pelo site do TRE www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3 . A pessoa que tiver dificuldade em fazer o agendamento pela internet, pode se dirigir ao Cartório Eleitoral para fazer seu agendamento. O Cartório Eleitoral de Batatais atende de segunda à sexta-feira, das 12h ás 18h, está localizado na Praça Doutor José Arantes Junqueira, n.º 01, Centro, anexo ao Fórum.

Segundo informações do setor, o Cartório Eleitoral, a partir do dia 29 de maio, irá atender em novo endereço, na Avenida Doutor Chiquinho Arantes, n.º 534, Centro, próximo à escola Washington Luis, não havendo atendimento ao público nos dias 25 e 26 de maio, para efetivação da mudança.

Fonte: Vergilio Oliveira – Assessoria de Imprensa ACE Batatais

COMPARTILHAR