Produtos de Páscoa devem ficar até 20% mais caros, em Franca

A pouco mais de uma semana para a Páscoa a procura dos francanos por produtos relacionados a essa época já começou. Depois do Natal, esse é o melhor período para as vendas em supermercados. Os consumidores saem em busca de produtos como chocolates, bacalhau, azeite entre outros. Neste ano, eles deverão ficar aproximadamente 20% mais caros em relação ao ano passado.

Para Carlos Pereira, presidente da Associação dos Supermercados (APAS), as vendas dessas mercadorias deverão cair 10% em relação a 2015, isso segundo ele ocorre devido ao alto preço do dólar e a crise econômica que o país vem enfrentando. “O pessoal procura pelos produtos, mas reclama dos altos preços. Por causa disso, eles estão procurando por produtos de marcas mais baratas” afirma Pereira.

A dona de casa Imaculada Oliveira diz que esse ano o tradicional almoço de domingo de Páscoa não será tão diferente aos demais domingos do ano “ Não está dando para ficar gastando com alimentos diferentes, está tudo muito caro. Um frango e uma macarronada já está de bom tamanho” diz Imaculada. A dona de casa diz ainda que pretende fabricar os Ovos de Páscoa para presentear os netos “Os ovos estão cerca de R$ 40,00, R$50,00 cada um. Tenho três netos e cuido de mais três crianças, todos os anos eu presenteio eles com os ovos, se for comprar em supermercados ou em alguma loja não teria condições de presentear todos, por isso prefiro fazer. Fica muito mais barato, e também muito mais gostoso” diz ela.

A gerente de uma loja especializada em chocolates e doces, Valéria Malheiro Botta diz que as baixas vendas de Páscoa desse ano são preocupantes “Diante da atual situação do país, as expectativas de vendas para a Páscoa desse ano são lamentáveis, estamos apostando nessa última semana que antecede a data para tentar vender” afirma a gerente. Segundo Valéria os consumidores estão procurando por barras de chocolate para fabricar seus próprios Ovos de Páscoa.“ Por falta de dinheiro, as pessoas optam por comprar barras de chocolates para fabricar os ovos, fica muito mais barato. As pessoas que antes compravam ovinhos de chocolate para doar a creches, estão optando por comprar bombons para fazer essas doações”.

A sapateira Andréia dos Santos de Oliveira diz que pais que tem poucos filhos ainda encontram um jeito para comprar Ovos de Páscoa de marcas tradicionais para agradar os pequenos, mas que para quem tem mais de duas crianças em casa, essa é uma tarefa quase impossível “Eu ainda consigo comprar para os meus filhos porque tenho só dois, se tivesse mais, certamente seria mais complicado, talvez teria que fazer ou comprar de alguém que fabrique aqueles caseiros” diz Andréia.

Oportunidade

Para auxiliar essas pessoas que pretendem fazer seus próprios Ovos de Páscoa, ou talvez ganhar dinheiro fabricando, o Fundo Social de Solidariedade (FUSSOL) iniciou no último dia 29 o Curso de Páscoa, onde é ensinado a fabricar os ovos de chocolate. As aulas são gratuitas e qualquer pessoa acima de 17 anos pode participar.

Segundo Gisele Maníglia, responsável pelo curso do FUSSOL, as pessoas estão procurando o curso visando aprender a fabricar Ovos de Páscoa para ganhar uma renda extra e também para economizar “Sem dúvidas um dos fatores pelo qual as pessoas procuram o curso é devido aos altos preços do produto em supermercados e lojas, assim eles querem aprender a fazer os ovos para ganhar uma renda extra e também para economizar”.

O curso tem duração de 1 dia e são ensinados três sabores diferenciados de Ovos de Páscoa caseiros.

Fonte: Pop Mundi (Franca)

COMPARTILHAR