SEBRAE fecha parceria com a APAE para oficinas de empreendedorismo

Aconteceu na última sexta-feira, 30, no salão nobre da APAE Batatais, a primeira oficina de empreendedorismo promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), aos aprendizes do Centro de Formação e Qualificação Profissional ‘Áureo’ e seus familiares. A iniciativa visa oferecer formação profissional para preparar o público-alvo para a inclusão no mercado de trabalho.

Os encontros terão sequência em 2019. Entre os temas que serão abordados estão conhecimentos básicos para o trabalho autônomo e também assuntos específicos para implementação da Feira Gastronômica, que é realizada mensalmente, como cálculo de custos de produtos; práticas de vendas e como atrair clientes. Ao todo 13 aprendizes estão participando das oficinas, que já possuem lista de espera.

Segundo a coordenadora do Centro ‘Áureo’, Francine Assad, a ideia da parceria com o SEBRAE nasceu a partir da análise do mercado para as pessoas com deficiência. “Com a demanda baixa de vagas formais, o trabalho autônomo, com o apoio da família, tornou-se uma alternativa para esse público”, explica. Ela destaca também a importância da parceria para a qualificação de aprendizes e familiares. “Ter um órgão deste [SEBRAE] como parceiro, traz visibilidade para o serviço”, ressalta a coordenadora.

Sobre o projeto de Empreendedorismo do Centro Áureo

O projeto faz parte do Serviço de Apoio às Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda do Programa de Apoio à Inclusão no Trabalho desenvolvido pelo Centro de Formação e Qualificação Profissional ‘Áureo’ da APAE Batatais. Frente às dificuldades de vagas no mercado formal e às dificuldades de alguns casos em manter-se empregado, o projeto visa empoderar pessoas com deficiência na busca por iniciativas de geração de trabalho e renda, de acordo com a habilidade e perfil individual.

COMPARTILHAR