Você sabe o que é feminismo?

Se você acha que feminismo é o contrário de machismo esse artigo é pra você meu caro leitor!

As pessoas, em geral, são “contra” o feminismo sem sequer saber o que significa. É comum escutar, por exemplo:

“Não sou machista e nem feminista”

“ Feminismo é dar mais privilégios às mulheres que aos homens”

“ Chega de ‘ismo’, nem machismo, nem feminismo”.

Para que se possa aprofundar uma discussão sobre a ideologia feminista, no mínimo é preciso conhecer o termo epistemológico, bem como sua origem e ideologia. Não há o mínimo de coerência classificar o feminismo ao contrário de machismo. O Brasil é um país marcado pela cultura patriarcal e durante décadas os papeis entre homens e mulheres eram totalmente distintos.

Homens eram considerados o chefe da família, o mentor e o único capaz de tomar decisões lógicas, já para as mulheres, o que restava, era cuidar da casa, dos filhos e obedecer ao marido, isso em uma descrição extremamente superficial e sucinta.

O feminismo não prega inversão de valores, nem a dominação das mulheres sobre os homens e muito menos o ódio. Feminismo luta por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre o outro.

Não há lógica nenhuma contrapor os termos machismo e feminismo, já que em uma definição resumida, os termos significariam:

Machismo: Sistema de dominação de gêneros.

Feminismo: Igualdade entre os gêneros.

Então se você concorda que todos, sendo homens ou mulheres, devem ter os mesmos direitos, você com certeza adere à ideologia feminista. Infelizmente, há uma falha lógica do sujeito ao achar que ser a favor de algo o torna contra uma coisa, nesse caso, “contra” os homens para ser “a favor” das mulheres.

O feminismo não luta contra os homens e sim contra o sistema de dominação, que, veja só, privilegia os homens e foi criado por homens. Fica clara a diferença entre lutar contra um sistema que oprimi um gênero e lutar contra todo um gênero?

Feminismo não tem nada a ver em ser inimiga dos homens e sim em operar a favor de um sistema que há séculos vem ditando o que, como e de que forma as mulheres devem agir.

Feminismo tem a ver com a liberdade de como eu, você, elas e eles podem viver, livres de estigmas, padrões e a supervalorização de um gênero acima do outro.

Há um teste simples, criado por Cynthia Semíramis, pra saber se você é uma pessoa que se identifica com o feminismo:

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?

2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?

3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?

4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?

5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?

6. Você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?

7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?

8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?

9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?

10. Você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não
quererem continuar em um relacionamento afetivo?

Se você respondeu sim para tudo, você é um pró feminismos ou até feminista!

Não precisa ser ativista para ser feminista, basta apenas acreditar na igualdade de direitos entre homens e mulheres!

COMPARTILHAR